12.15.2009

História Google




Uma página em branco com uma marca e um pequeno espaço para uma linha de texto representa hoje o que existe de mais bem sucedido na Internet. O site de busca GOOGLE. Mesmo quem não usa (será que alguém não usa?) a Internet conhece o GOOGLE, sabe que ele é um mecanismo de busca, sabe que basta digitar um termo para procurar assuntos relacionados e de longe conhece o logotipo do serviço. Se Coca-cola é sinônimo de refrigerante ou Gilette é o nome que se dá a qualquer barbeador, podemos dizer que Internet é GOOGLE. Se alguém falar em Internet, vai ter que falar em GOOGLE. Não é exagero nenhum dizer que o GOOGLE já domina o mundo! Afinal um sistema de buscas sabe o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e lêem. -

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A história
A história começou em 1995 com o surgimento de um sistema chamado BackRub, que recebeu esse nome devido à sua habilidade única de rastrear os links na internet, criado na Universidade de Stanford por dois estudantes de doutorado de ciência da computação: Sergey Brin, um russo de 23 anos e Larry Page, um americano de 24 anos. O BackRub ganhou alguns aperfeiçoamentos e em 1998 a ferramenta foi batizada com o nome de GOOGLE, que ganhava popularidade e consumia a largura de banda de Internet da universidade como um pequeno monstrinho. Enquanto as aranhas, programas de computador que mapeiam a web, trabalhavam, a Internet de toda a universidade simplesmente parava. O projeto deveria ganhar uma nova sede. Os dois estudantes estavam endividados devidos aos gastos com a empresa e precisavam de um investidor. Esse investidor foi Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems. De Andy, os dois amigos ganharam um cheque no valor de US$ 100 mil. O cheque estava endereçado à Google Inc (que ainda não existia). Larry e Sergey foram obrigados a fundar a empresa no estado da Califórnia. Quando isso aconteceu, a equipe saiu da Universidade de Stanford (mantinham os computadores que rodavam o GOOGLE em seus dormitórios) e foi para a garagem da casa de uma amiga dos fundadores da empresa em Menlo Park. O primeiro empregado contratado, Craig Silverstein, se tornaria mais tarde diretor de tecnologia da empresa. No final do ano, o sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia. Nesta época, reportagens veiculadas sobre o GOOGLE em jornais como USA Today e Le Monde (França), demonstravam o sucesso que estaria por vir. O GOOGLE ganhou adeptos em toda a rede ao quebrar alguns paradigmas até então adotados pelos sistemas de buscas, como o pioneiro Altavista. Em lugar de apresentar páginas de maneira aleatória, o serviço introduziu o conceito de relevância nas pesquisas dos usuários. Com a ajuda de algoritmos matemáticos e programas de computador que varrem a rede em busca de conteúdo, as respostas são apresentadas pela ordem de importância dentro da Internet. Com o sucesso, em 1999, a empresa, então com 8 funcionários, muda sua sede para cidade de Palo Alto. Em 2000 passou a ser o novo motor de busca do Yahoo!, substituindo o tradicional Inktomi. Já neste ano tornou-se o sistema de busca mais popular segundo pesquisa da StatMarket. Apesar da busca ser a vitrine de negócios, o GOOGLE pode ser visto realmente como uma empresa de mídia, que pretende colocar à disposição dos internautas o conteúdo das maiores bibliotecas do planeta ou os vídeos das principais emissoras de televisão do mundo. O GOOGLE representa uma das maravilhas da computação e não há dúvidas de que é um regente na Internet que não ignora idiomas, sistemas operacionais, culturas, idéias e credos. No GOOGLE há espaço para tudo e para todos. A capacidade de inovar da marca é diretamente proporcional a sua disposição em ganhar dinheiro. Os resultados financeiros são impressionantes.
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A linha do tempo
1999
Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e a palavra “BETA” é removida do logotipo.
2000
GOOGLE AdWords, um sistema revolucionário de anúncios, que logo gerariam seus primeiros lucros para a empresa.
GOOGLE Toolbar, a famosa barra de ferramenta do programa para ser instalada no navegador.
2001
● GOOGLE Image Search
, serviço de busca de imagens na Internet.
● GOOGLE Zeitgeist, estatísticas a respeito das palavras mais procuradas. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de determinada época.
● Deja’s Usenet Archive, o maior grupo de discussão da Internet, é comprado e remodelado passando a chamar GOOGLE GROUPS.
2002
● GOOGLE News, serviço que permite a busca de notícias na Internet. Este serviço está revolucionando o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao GOOGLE tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia.
● Froogle, serviço que permite fazer buscas por determinado produto ou fazer comparações de preços.
● GOOGLE Labs, o site da empresa para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pelo GOOGLE.
2003
● GOOGLE ADSense, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anúncios de texto. A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do GOOGLE já era capaz de rastrear vôos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais.
● BLOGGER, serviço que oferece ferramentas e hospedagem para a criação de diários eletrônicos é adquirido.
2004
● Gmail (abreviação de GLOOGLE MAIL), serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na Internet, ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente. Atualmente conta com mais de 55 milhões de contas de E-mail, oferecendo 2.8 Gigabyte de capacidade.
● GOOGLE SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares.
● GOOGLE Desktop Search, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas no computador.
● GOOGLE Earth, navegador que localize países, cidades e até ruas usando fotos de satélite de alta resolução.
● GOOGLE Print (agora conhecido como GOOGLE BOOK), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados através do conteúdo de bibliotecas e editoras. De acordo com o New York Times, hoje o sistema digitaliza 3.000 livros por dia.
● PICASA, serviço voltado para o gerenciamento e organização de imagens é adquirido.
Ajuda na criação do ORKUT, uma rede social filiada ao próprio GOOGLE, criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Atualmente o serviço conta com mais de 40 milhões de usuários.
2005
● My Search History, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados pelo usuário.
● GOOGLE Web Accelerator, software para acelerar a navegação na Internet.
● GOOGLE Talk, um comunicador de mensagens instantâneas e de VoIP bastante simples e eficiente.
2006
● GOOGLE Video Player
, loja de vídeo criada pela empresa. Através dela, produtores de vídeo passam a definir preços e licenças de uso para o conteúdo.
● GOOGLE Calendar, serviço de agenda on-line que pode ser compartilhado.
● GOOGLE Finance, serviço de informações financeiras e econômicas.
● YOUTUBE, site que permite aos seus usuários carregarem, assistem e compartilharem vídeos em formato digital, adquirido por US$ 1.6 bilhões.
● JotSpot, empresa especializada na criação de páginas web feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis, é adquirido pelo GOOGLE.
Aquisição do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo) por US$ 100 milhões. Mais de 50 milhões pessoas usam diariamente os serviços do sistema. A compra mostra como os feeds estão se tornando parte importante da distribuição de conteúdo na Internet.
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O nome
GOOGLE é um trocadilho com a palavra “googol”, que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo GOOGLE refletia a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na internet e no mundo. A missão do GOOGLE era oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais mais acessíveis e úteis.
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A sede
A sede da empresa, desde junho de 1999, é conhecida e chamada de GOOGLEPLEX. Localizado em Mountain View, na Califórnia, seu nome é a junção da palavra GOOGLE e COMPLEX (complexo). Porém a uma outra explicação: Googleplex é nome que designa o número 10 elevado ao googol. Trabalhar nesta sede é completamente diferente de trabalhar em qualquer outra. Os funcionários podem utilizar a piscina a qualquer hora do dia ou da noite, e há até um salva-vidas. E não é só isso. Há mesas de sinuca, videogames, cabeleireiros, playground para seus filhos, um campo de areia para jogar vôlei e locomoção por patinete. Os funcionários do complexo contam ainda com massagistas e podem levar até cachorros para o local de trabalho. Perto do local do coffee break há espaço nas paredes para quem tiver alguma idéia e for desenvolvê-la, ou simplesmente anotá-la para não esquecer. Cada novo funcionário que começa a trabalhar no complexo é chamado de Noogler. Depois de pagar aluguel muitos anos, a empresa resolveu comprá-la em definitivo da Silicon Graphics por US$ 319 milhões em 2006.
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A evolução visual
Ao longo de sua história a marca GOOGLE modificou muito pouco seu conhecido logotipo como podemos ver abaixo. Apenas um afinamento no corpo das letras e a exclusão do ponto de interrogação foram as mudanças.
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Logotipos comemorativos
O GOOGLE possui inúmeros logotipos comemorativos referentes a datas e eventos importantes. A coleção completa por ser encontrada neste endereço: http://www.google.com/intl/en/holidaylogos.html.
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Porque tanto sucesso?
A marca GOOGLE é uma empresa de Internet muito, muito especial. Cresceu quando a bolha das empresas on-line estava murchando. Na primeira olhada, graficamente, a sua página não empolga. Não há cores berrantes e bonecos falantes. O GOOGLE é um sucesso de público e crítica, e seu charme está exatamente naquilo que não se encontra hoje no mundo virtual: simplicidade e objetividade. Nada é paradoxalmente tão simples e sofisticado como o serviço de buscas GOOGLE. Por trás da aparência simplista da interface se esconde um arsenal de tecnologia, como o sistema PageRank. Trata-se de um mecanismo que classifica os sites de acordo com a quantidade de links externos que apontam para ele. Em outras palavras, quanto mais links um site tiver em outros, maior é seu grau de importância no GOOGLE.
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Uma marca poderosa
A pesquisa da Interbrand, do grupo Omnicom, apontou o serviço de busca GOOGLE como ‘Marca do Ano’ em 2002 superando lendárias concorrentes como Coca-Cola, GE e Apple. Mais uma vez era a Internet mostrando sua força, e olha que a marca não faz propaganda nenhuma de seus serviços ou de sua marca. Em 2006 a marca foi apontada como a mais influente do mundo.
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Verbo Googlar
O verbo googlar (ou guglar), inspirado no inglês to google, é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca GOOGLE. A nova palavra é uma evidência clara da grande popularidade atingida pelo GOOGLE. A Sociedade Americana de Dialetos escolheu o verbo to google como a palavra mais útil de 2002.
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GOOGLE está avaliada em US$ 17.83 bilhões, ocupando a posição de número 20 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 1 no ranking das marca mais influentes do mundo.
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A marca no mundo
Ou melhor, o mundo no GOOGLE. O grau de dependência do mundo em relação ao GOOGLE pode ser medido em números: quase 500 milhões de internautas acessam sua página mensalmente, responde a mais de 150 milhões de consultas por dia, maior site de buscas do planeta, proprietário de fenômenos como Orkut, Blogger e Youtube, emprega cerca de 13.500 pessoas, além de faturar US$ 10.6 bilhões e ser o 3º site mais visitado da Internet. Precisa algo mais.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca GOOGLE.
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Você sabia?
Nos computadores do GOOGLE estão indexadas mais de 25 bilhões de páginas para consultas e pesquisas.

A História do Google em 2 minutos 

História COCA-COLA

Se você tem curiosidade de saber sobre marcas famosas ,quando e como começaram a ganhar dinheiro fama toda a historia então irei postar algumas das marcas mais conhecidas,e se você quiser ver mais visite o blog Powerfullbrands .Vale a pena conferir !

A Famosa   Coca-Cola



 A invenção de um líquido em uma tarde de verão no ano de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca que 99,9% da população mundial conheça. Que dificilmente alguém nunca comprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins a Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a marca COCA-COLA


A história

Tudo começou em 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, a qual chamou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria outro grande símbolo americano. Da mesma forma que outros inventos mudaram a história, a criação de Pemberton foi motivada pela curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz-de-cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca. Levou a mistura para uma farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), foi oferecido aos clientes, que consideraram a bebida muito especial. A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha. Por isso, a cor vermelha foi adotada como oficial da bebida. A data oficial do nascimento do produto foi 8 de maio de 1886. Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da empresa e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a COCA-COLA de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares. A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciá-la. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado do Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu a Candler, que não ficou muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da COCA-COLA estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas US$ 1, vendia os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos.




A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a The Coca-Cola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. Era um grande produto e uma grande marca: deveriam ser protegidos. Então, foram elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da COCA-COLA, sugerindo aos consumidores que exigissem o legítimo e não aceitassem nenhum substituto ou imitação. A empresa também decidiu criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a COCA-COLA original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa da cidade de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “Contour”. A embalagem foi escolhida por causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo no escuro ou de olhos vendados, o consumidor poder identificar o produto. A empresa cresceu rapidamente e se expandiu por todo os Estados Unidos, atravessando as fronteiras, com seus produtos chegando a Cuba (1906), Panamá, Canadá, Porto Rico, França e outros países. Talvez ninguém tenha causado tanto impacto na empresa como Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e Robert assumiu a presidência cinco anos depois. Foi Candler quem introduziu a marca no mercado americano. Mas foi Woodruff quem consolidou a marca e a liderança do produto em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa. Viu muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas inovadoras: a COCA-COLA viajou com a equipe americana para as Olimpíadas de Amsterdã (em 1928); seu logo foi estampado nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha; alavancou o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem com 6 unidades (six-pack); das geladeiras horizontais e outras inovações que tornam a marca ainda mais fácil de ser apreciada e reconhecida. Quando ficou claro a preferência das donas de casa pelas embalagens Six-Pack, a empresa enviou mulheres de porta a porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca COCA-COLA. Em 1941 os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, enviando milhares de homens e mulheres para as frentes de combate. A marca acompanhou esses combatentes, pois Woodruff determinou que o produto fosse vendido a US$ 0,05 para todo soldado norte-americano onde quer que esteja, em qualquer parte do mundo, não importando o quanto isso custaria à empresa. Durante a guerra os europeus experimentaram a bebida. Quando a paz voltou a reinar, a COCA-COLA já tinha muitos negócios pelo mundo. A visão de Woodruff, de que uma COCA-COLA deve estar sempre ao alcance das pessoas foi se tornando uma realidade.
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Nos anos 80, época em que se iniciou o chamado culto ao corpo, foram anos de mudanças e transformações na empresa. Em 1981, o cubano Roberto C. Goizueta, que deixara seu país em 1961, após a revolução, tornou-se CEO da empresa. Ele organizou as inúmeras fábricas engarrafadoras dos Estados Unidos em uma única empresa, fundando a Coca-Cola Enterprises Inc. Uma iniciativa que entraria para a história da marca foi à mudança do sabor da COCA-COLA, em 1985, a primeira alteração na fórmula em 99 anos. Na fase de testes, as pessoas demonstraram gostar muito do novo sabor. No mundo real isso não aconteceu, pois havia uma relação emocional muito forte com a fórmula original. Os consumidores pediram o retorno da antiga fórmula. Não faltavam críticas dizendo que foi o maior erro de marketing da história. Mas Goizueta tinha o poder de transformar limão em limonada. A fórmula original retornou ao mercado, amparada por uma grande campanha de marketing, como COCA-COLA CLASSIC e o produto começou a aumentar a liderança em relação à concorrência. Foi nesta década que teve início à famosa “Cola Wars” (Guerra das Colas), uma batalha de marketing e propaganda entre a marca e sua principal rival Pepsi-Cola.
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A linha do tempo
1894
O produto é vendido pela primeira vez em garrafa no dia 12 de março, quando o comerciante Joseph Biedenharn, da cidade de Vicksburg, estado do Mississippi, impressionado com a incrível procura pelo produto, instalou uma máquina de engarrafamento em seu estabelecimento.
1923
Introduzida a embalagem six-pack, contendo seis garrafas do produto, com o objetivo de encorajar as pessoas a consumirem mais COCA-COLA em suas casas. 1960
A embalagem de lata foi introduzida no mercado com grande sucesso.
1955
A COCA-COLA é vendida pela primeira vez em lata de alumínio.
1964
Introduzida a primeira lata com anel para abertura superior.
1982
Lançada a Diet Coke que, em 2 anos, tornou-se a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da própria COCA-COLA.
1983
● Caffeine Free Diet Coke, a versão diet sem cafeína.
1985
Introduziu o refrigerante de cola com sabor de cereja chamado Cherry Coke.
1986
● Diet Coke Cherry, a versão diet do refrigerante de sabor cereja.
2001
● Diet Coke with Lemon, refrigerante com um toque especial de limão. O novo refrigerante cítrico se tornou um hit de sucesso.
2002
● Vanilla Coke, a clássica COCA-COLA com sabor de baunilha. A versão diet, chamada Diet Vanilla Coke, seria introduzida neste mesmo ano.
2004
● COCA-COLA C2, uma nova versão com metade dos carboidratos, açúcar e calorias da versão normal, introduzida primeiramente no Japão e posteriormente nos Estados Unidos. Atualmente esta versão foi descontinuada.
2005
● COCA-COLA Zero, o sabor inigualável de Coca-Cola em uma versão sem açúcar, voltado para um público jovem, que não quer abrir mão do sabor único de COCA-COLA, mas busca uma alternativa sem açúcar do refrigerante.
● COCA-COLA With Lime, a versão original com um toque de lima.

2006
● COCA-COLA Blak
, produto mais sofisticado de sua linha, que une o tradicional sabor da COCA-COLA a essência de café, com apenas 45 calorias.
2007
● DIET COKE Plus, versão do refrigerante diet enriquecida com vitaminas e minerais. Essa combinação aparentemente bizarra de nutrientes com aspartame parece sinalizar uma estratégia da Coca-Cola de unir os benefícios dietéticos de seus produtos a valores realmente nutricionais. O slogan de lançamento do produto foi “Great taste has its benefits”.
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A vedete de uma marca
O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, estado do Mississippi, na Biedenharn Candy Company em 1894. As garrafas originais eram muito diferentes do visual atual de silhueta que as atuais. A famosa e conhecida “Garrafa Contour”, embalagem de vidro de 237ml da COCA-COLA foi lançada em 1916. Mas é uma celebridade até hoje por simbolizar a autenticidade de COCA-COLA com o seu formato mundialmente identificado como marca registrada do centenário refrigerante: ela cabe perfeitamente na mão, faz um som único quando é aberta e oferece um sabor e refrescância que só podem ser de COCA-COLA. O desenho curvilíneo da garrafa Contour foi baseado em um conceito original sugerido pelo soprador de vidro sueco, Alexander Samuelson, funcionário da Root Glass Company, de Indiana. A idéia era criar uma garrafa única e especial, que pudesse ser instantaneamente reconhecida até mesmo no escuro. O conceito da garrafa foi proposto em 1913 e patenteado no United States Patent Office em 16 de novembro de 1915. A garrafa foi colocada em uso em 1916, com algumas modificações, na cidade de Terre Haute, estado de Indiana. E devido às suas curvas, foi apelidada de “Mae West”, famosa atriz de cinema, conhecida na época por sua sensualidade e curvas insinuantes. Em 1950 a garrafa transformou-se em celebridade sendo o primeiro produto a aparecer na capa da prestigiosa revista Time. Entre 1951 e 1960, a garrafa passou a ser protegida pela Lei de Direitos Comuns como um símbolo de identificação da COCA-COLA. Em 1960, o U.S. Patent and Trademark Office concedeu à garrafa o status legal de Marca Registrada, uma honra conferida a poucas embalagens.
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Recentemente começou uma nova era para o ícone da COCA-COLA. A garrafa contour, reverenciada através da pop arte em obras de Andy Warhol e Keith Haring, ganhou ares de modernidade e apareceu em nova versão, diretamente moldada no alumínio, sem recortes ou remendos. Esta garrafa ficou conhecida como “M5” (Magnificent 5). Pouco depois, em 2005, a COCA-COLA lançou a inovadora garrafa que brilhava no escuro, vendida em algumas selecionadas baladas no Brasil e no mundo. Foram desenvolvidos cinco modelos diferentes por cinco seletos escritórios de design, um em cada continente do globo. Com um conceito inspirado na Pop Art e design contemporâneo, as garrafinhas se tornaram mais um desejado objeto de consumo entre os amantes da marca.
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A fórmula secreta
A fórmula exata da COCA-COLA é um segredo comercial. A cópia original da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta. Uma lenda diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a COCA-COLA possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros conhecendo o processo de formulação.
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Criando uma lenda?
A publicidade da COCA-COLA tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo freqüentemente creditada à marca a “invenção” da imagem moderna do Papai Noel como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da COCA-COLA. Porém, a imagem do Papai Noel passou a existir a partir de 1822, até então, Noel era representado pela figura sisuda de São Nicolau, graças ao poema The Night Before Christmas (A noite da véspera do Natal), do professor americano Clement Clark Moore. Sua barba era branca, sua bochecha e seu nariz rosados e sua barriga grande. Em 1851, o cartunista Thomas Nast se baseou na descrição do poema para desenhar Papai Noel nas capas da revista americana Harper´s Weekly. Mesmo com figuras em preto-e-branco, conseguiu popularizar a imagem. O vermelho só virou a cor oficial do Papai-Noel em 1931, quando o artista Haddon Sunblom criou uma campanha publicitária de inverno para a COCA-COLA para tentar conquistar um público mais jovem. Nos anúncios, Papai Noel aparecia tão fofinho quanto nos desenhos de Nast, mas vestido com uma roupa vermelha de bordas brancas. E foi a partir deste momento que a imagem do Papai Noel, associada a campanhas natalinas da COCA-COLA por mais de 50 anos, se tornou popular e conhecida no mundo inteiro.
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(Clique nas imagens para aumentar)
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O museu
Só falta a Disney inventar seu próprio refrigerante, porque a Coca-Cola acaba de criar seu próprio parque temático. O The New World of Coca Cola, inaugurado no dia 24 de maio de 2007 na cidade de Atlanta, é uma mistura de museu e parque temático que celebra à “criatividade, a inovação e os bons momentos” da marca mais conhecida do mundo. A palavra “NEW” foi utilizada no nome, pois havia um outro museu da marca, inaugurado em 1990, bem mais modesto, tanto em tamanho como em acervo, que fechou as portas no dia 7 de abril de 2007. O novo museu temático, entre outras coisas, possui o maior acervo de memoribilia desse que é um dos grandes ícones da cultura americana e mundial. O passeio alimenta a idéia da “magia” em torno da bebida, posicionamento de marketing bastante visível na exibição dos filmes publicitários de diversos países numa das salas do museu. Dos mais antigos aos mais novos, todos têm o apelo emotivo em comum. Uma das partes mais interessantes é a exposição de artistas consagrados como Andy Warhol e Steve Penley com obras onde as garrafas do refrigerante são utilizadas como tema central e referência. O museu conta ainda com uma sessão de vídeo em 4D (chamado “In Search of the Secret Formula”), uma mini-fábrica e um salão de degustação, onde é possível experimentar refrigerantes da empresa, além de COCA-COLA direto da fonte. O museu foi construído para ser um ponto turístico da cidade, mas é inevitável sentir um ar de ação promocional. Acessando o site, pode-se conhecer o local através de um tour virtual, comprar entradas, que custam US$ 14 para adultos e US$ 8 para crianças, e visitar a loja on-line com centenas de produtos da marca. Clique nas imagens abaixo para ampliar algumas fotos do museu.
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Campanhas que fizeram história
Inúmeras campanhas, a grande maioria de enorme sucesso, fizeram parte da história da marca como em 1927 quando lançou o primeiro Spot em rádio ou em 1941 quando a palavra COKE, que se tornaria sinônimo do refrigerante, apareceu pela primeira vez em um de seus comerciais. A propaganda, que sempre foi uma parte muito importante do negócio, tornou-se a sua alma nos anos 70, refletindo a perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade. Em 1970, pela primeira fez a famosa “Onda” apareceu no logotipo da marca, inspirada nas curvas da fruta do cacau. O apelo internacional do produto foi concretizado em um comercial, intitulado “Hilltop”, no ano de 1971, no qual um grupo de jovens, de todas as partes do mundo, se juntava no pico de uma montanha na Itália para cantar “Like to Buy the World a Coke” (em tradução livre, significa “Gostaria de Comprar uma Coca-Cola para o Mundo”). Este comercial é considerado um dos mais brilhantes da história da publicidade. Em 1993, os famosos “Ursos Polares” apareceram na propaganda do produto pela primeira vez. Eles faziam parte da campanha “Always COCA-COLA” e estrelaram o primeiro comercial, chamado “Northern Lights”, onde assistiam ao filme Aurora Bureal e bebiam COCA-COLA.
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No esporte, hoje amplamente associado à empresa, a The Coca-Cola Company iniciava sua marcante trajetória ao patrocinar os Jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928. Desde então, patrocinaria todos os Jogos Olímpicos realizados, tornando-se a mais antiga patrocinadora contínua do evento. Em 1950, inaugurava sua participação na Copa do Mundo da FIFA ao patrocinar o mundial realizado no Brasil. Em 1974 tornava-se também um patrocinador regular da FIFA, apoiando não só a Copa do Mundo, mas também dezenas de outras competições oficiais da entidade.
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Os slogans


A primeira propaganda veiculada no The Atlanta Journal, três semanas após o produto ser inventado, anunciava: “COCA-COLA. Deliciosa! Refrescante! Fantástica! Revigorante! O Novo Refrigerante Gaseificado contendo as propriedades da maravilhosa planta, a Coca, e a famosa noz, a Cola”. Depois foram criados mais de 30 slogans, alguns inesquecíveis como:

1886: Drink Coca-Cola. (Beba COCA-COLA)
1904: Delicious and Refreshing. (Deliciosa e Refrescante)
1911: Real satisfaction in every glass. (Satisfação real em cada garrafa)
1929: The Pause that Refreshes. (A pausa que refresca)
1956: Coca-Cola, Making Good Things Taste Better. (COCA-COLA, fazendo coisas boas com melhor sabor)
1969: It’s the Real Thing. (É a coisa real)
1976: Coke Adds Life. (COCA-COLA dá vida)
1979: Have a Coke and a Smile. (Tenha uma Coca e um sorriso)
1982: Coke Is It. (COCA-COLA é isso aí)
1986: Catch the wave”. (Pegue a onda)
1993: Taste it all.
1993: Always Coca-Cola. (Sempre COCA-COLA)
2000: Coca-Cola Enjoy.
2001: Life Tastes Good.
2005: Make It Real. (Torne isso real)
2006: The Coke Side of Life. (O lado COCA-COLA da vida)
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No Brasil a marca utilizou alguns slogans marcantes como “Gostoso é viver”, “Emoção pra valer”, “Isso é que é”, entre outros muitos.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca COCA-COLA está avaliada em US$ 65.3 bilhões, ocupando a posição de número 1 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Hoje, mais de 900 milhões de garrafas do refrigerante são vendidas diariamente em mais de 200 países. Somente nos Estados Unidos são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo. O Brasil representa o terceiro maior volume de vendas para a COCA-COLA, atrás dos Estados Unidos e do México.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca COCA-COLA.
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Você sabia?
Suas vendas cresceram de nove copos por dia em 1886 para 1.3 bilhão de copos/dia em 2006.
A COCA-COLA é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Lugares como a Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder em vendas, e em Québec e Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, onde a Pepsi é a líder do mercado, fogem dessa regra. A COCA-COLA também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — na maioria devido ao sentimento antiocidental.

 Acesse o site www.coca-cola.com

12.11.2009

Campanha de Natal .Assista e Reflita .

Comercial chocante para refletir antes de beber e sair dirigindo.
Campanha de Natal que vale para o ano inteiro .
Vale apena assistir cada segundo .

SE BEBER NÃO DIRIJA.